Os Meus Papéis na Sociedade


Olá Caríssimos Leitores.

Sejam muito bem-vindos ao blogue Margarida Pinto do Nascimento Dias.

Amanhã é um dia muito importante. Apesar de se assinalar só amanhã. Penso que o dia de manhã se devia replicar pelos restantes 364 dias.

E falo vos do quê? Do Dia Internacional da Mulher.

Neste sentido. E para assinalar o dia hoje faço uma reflexão sobre os meus papéis de mulher na sociedade.

Para mim esses papéis são:

  • ser filha; 
  • ser neta; 
  • ser tia; 
  • ser madrinha; 
  • ser amiga; 
  • no fundo ser um Ser Humano de género feminino.

Eu posso ser filha. Ser neta. Tia. Madrinha. Amiga. Mas não deixo de ser um Ser Humano com todas as qualidades e defeitos que isso traz.

Não venho por isso reclamar a igualdade de género e/ou respeito. Porque em ambos os casos (o respeito e a igualdade) já deveria estar intrínseco em todos os Seres Humanos. Isto porque a única coisa que muda é mesmo os órgãos sexuais. De resto somos todos iguais com algumas variantes pelo meio. 

Podemos ter cabelo curto ou longo. Olhos claros ou banais. Ser branco ou preto. Ser mais ou menos musculoso. Ter mais força ou menos.

O que isso interessa mesmo se somos todos iguais? Gerados todos da mesma forma e paridos de formas iguais?

Eu preciso dos seres masculinos. Mas esses seres também precisam de nós mulheres.

Vivemos todos de formas semelhantes. Uns dentro da caixa. Outros fora da caixa.

Mas cuidado!

Se vives fora da caixa tenta não entrar na caixa dos outros. 

Isto porque cada um tem a sua caixa mas essas caixas estão dentro de uma caixa maior que é a vida. Que deve ser vivida intensamente e de igual forma. 

Eu sei que neste dia é para relembrar as lutas sociais. Políticas e económicas das mulheres. Havendo um longo caminho a ser percorrido. 

Temos que interiorizar que somos todos iguais e que. Sobretudo. Partimos todos do mesmo ponto de partida. 

Havia muita coisa para ser dita. No entanto para mim o cerne da questão é este: partimos todos da mesma casa de partida. Não vale a pena ser ou querer ser melhor do que o outro e fazer de tudo para que esse outro que está na mode de cima caía. Não vale tudo para cortar a meta em primeiro ... Curtam a vida sem mesquinhez. Inveja ... sem sentimentos maus e ruins. 

Que sejamos todos iguais...



Comentários