Festival da Canção 2022


Olá Caríssimos.

Sejam muito bem-vindos ao blogue Margarida Pinto do Nascimento Dias.

Hoje vou revelar a minha opinião sobre o Festival da Canção de 2022. Que como todos devem de saber decorreu nos dias 5/7 e 12 de Março.

Começando pelo principio. Quando saiu os videos das músicas com as letras eu fiquei logo com 5 músicas na cabeça. Eram estas as músicas:





Após isto dos videos com as cantigas fiquei super ansiosa para ver como é que todas as musicas iam ficar em palco. Mas eis chegados ao dia 5 de Março. Eu sabia que as músicas acima me podia trazer dissabores ou alegrias. Era tudo uma questão de perspectiva.

Mas e então no dia 5 de Março tudo mudou na minha cabeça. Ou melhor dizendo numa semana ia mudar tudo. 5 de Março foi o dia da 1ª semi-final com apresentação de Jorge Gabriel e Sónia Araújo e com a Inês Lopes Gonçalves na Green Room. Deu assim um leve choque os Fado bicha não passaram. Eu a pensar que eram eles que ia representar Portugal na Eurovisão. Tão inocente...

Seguindo-se a 2ª semi-final. No dia 7 de Março com apresentação de Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato e com a Inês Lopes Gonçalves na Green Room. Mias um abanão. fiquei um pouco desiludida com a canção d'Os Azeitonas na sua performance. Mas entendo que tivesse de ser assim.

Depois dos abanões das semi-finais veio a final no dia 12 de Março. Com apresentação de Vasco Palmeirim e Filomena Cautela e com a Inês Lopes Gonçalves na Green Room. passei uma bela noite de Sábado. Adorei as 10 canções. Que entretanto já as tinha ouvido nas semi-finais. E foi um show de TV e um verdadeiro festival de música portuguesa.

Mas tenho de confessar uma coisa. Estava muito sem noção eu. Isto porque eu estava a espera e uma apertura digna do que estes três já fizeram nas outras finais do Festival da Canção. Mas mais uma vez entendo que não estamos nesse mood. 

Mas gostei do "Oh pá vá lá". Por mim ia a Turim...


Mas estou intrigada com esta canção do apelo ao voto. Não é que a mim me parecia que estava numa igreja a ouvir um coro gospel?!

Bom coisas que me passam pela ideia.

Gostei de tudo na final como já disse. Foi um salto qualitativo das semi-finais para a final. Até gostei das canções todas.

Mas a grande vencedora até me fez chorar. É de facto uma canção muito bonita e uma bela definição do que é esta coisa tão portuguesa que é a saudade.


Comentários