Diário do Calhamaço


Olá Caríssimos Leitores.

Sejam muito bem-vindos ao blogue Margarida Pinto do Nascimento Dias.

Hoje é o último dia do mês de Fevereiro. Que por sua vez foi um mês muito intenso deste lado. Em breve falo sobre o porquê do mês de Fevereiro de 2022 ter sido intenso.

Hoje é véspera do Carnaval. Bem como da Quaresma. Isto está claro para quem for católico. Também falarei sobre o período da Quaresma noutro momento.

Já sobre o Carnaval. Como não aprecio. não vou influenciar vos ao meu mau humor provocado pelo Carnaval.

Mas a publicação de hoje é sobre um projecto pessoal que me surgiu no twitter e que quero trazer aqui para o blogue com duas vertentes. 

Então é hoje que eu vos falo do #diáriodocalhamaço. ou seja do Diário do Calhamaço. E vocês perguntam. E muitíssimo bem. O que é então o Diário do Calhamaço.

Eu dei um cheirinho na publicação "tudo o que vem a rede". Mas não expliquei o conceito. nNem tão pouco a ideia.

Já não me lembro muito bem de quando me surgiu esta ideia. 

Na verdade já me lembro. Foi quando me ofereceram o livro do José Rodrigues dos Santos. "Vaticanum" era o titulo do livro. Também posso fazer a resenha do livros noutra altura.

O livro em questão é considerado por mim um calhamaço. Aliás penso que o José Rodrigues dos Santos só sabe escrever calhamaços. Mas isso é outra questão.

Resumindo. O Diário do Calhamaço surgiu para seguirem o acompanhamento das minhas leituras. Depois achei por bem continuar com outros livros mesmo aqueles que não são considerados calhamaços.

No fundo é isto. Mas eu quero trazer este formato aqui para o blogue com duas ou três vertentes. Que são:

  • o acompanhamento das leituras de todos os livros que leio;
  • depois como resenha do livro quando concluído;
  • e por fim. mas não menos importante. como acompanhamento e divulgação das minhas escrituras. Ou seja. Do que for escrevendo de forma séria.

Mas neste último tópico é que a porca torce o rabo. Porque eu escrevo sempre de forma séria e comprometida comigo mesma. Acho que só assim faz sentido. O que quero dizer é que a partir de hoje todos os meus "trabalhos" escritos de forma "profissional" vão passar a ser divulgados por aqui.

Com é que isto vai acontecer?

Não sei bem. Para ser honesta comigo e com vocês. Eu estou a ter estas ideias a medida que estou  a escrever esta publicação. A questão que me esta a surgir é que eu estava com três livros em andamento. Para ser mais fácil vou ler um livro de cada vez. Para ser mais fácil o acompanhamento e o processo. Com isto refiro que vou concluir uma leitura de um livro e vocês vão acompanhar isso no final da publicação da semana devidamente identificado. Assim que concluir a leitura faço a dita resenha do livro. Em que o titulo da publicação será algo do género: "Diário do Calhamaço: Nome do Livro".

Assim será a parte de leitura. Quanto a parte escrita. O que difere é e será o titulo que será algo dentro deste género: "Titulo - Diário do Calhamaço: Escrita".

Há também outro divisor de águas que deram estas duas imagens:

Espero que tenham gostado deste projecto e que o acompanhem. Comentem o que acharam.

#diáriodocalhamaço: O primeiro livro que vou concluir e dar sequência é o "Mal-Entendidos" do Nuno Lobo Antunes. 21/254 



Comentários