Plan with Me: Bullet Journal 2022


Olá Caríssimos leitores.

Sejam muito bem-vindos ao blogue Margarida Pinto do Nascimento Dias.

Hoje venho falar de um método que eu utilizo. Chamado de Bullet Journal. Criado pelo Ryder Carroll. Inclusive o próprio autor e criador do método. O Ryder Carroll escreveu e publicou um livro a explicar como aplicar o método.

O livro é intitulado de "O Método Bullet Journal". De claro está. Ryder Carroll. Para quem tem interesse o livro está disponível na Wook. Fnac e Bertrand.

Eu tenho um exemplar do livro. Que é da 1ª edição de Novembro de 2018 da editora Lua de Papel. Estou a dizer isto pois agarro o livro tem uma nova capa. 

Ok Margarida! 

Isto é tudo muito bonito mas desde quando segues um método de organização? 

Desde 2016. E é desse ano que comecei a usar o método bullet journal ainda de forma arcaica. Depois em 2019 mais a sério. Isto claro depois de ter lido o livro. Que na minha óptica é fantástico. Pois temos o próprio criador a explicar como surgiu o método e claro como melhor tirar proveito do próprio método.

Certo Margarida! 

Mas isto vem a propósito de quê?

Ontem dia 23 de Janeiro celebrou-se o Dia da Escrita à Mão.

Numa época onde cada vez mais se está voltado para o digital. Por vezes podemos "esquecer" certos hábitos e/ou rotinas. Quantas vezes escreve a mão. Por exemplo. Um apontamento. Uma ideia. Qualquer coisa que venha a sua mente e que quer registar para não esquecer? 

Quantas vezes fez isso e perdeu a ideia porque a bateria foi ao ar?

Quando abriu o aplicativo de notas para escrever e quando vai a escrever a ideia já tinha ido dar uma volta?

Por vezes ter um lado analógico funciona. Pelo menos não acontece não ter bateria no telemóvel. Mas pode acontecer a caneta deixar de escrever. Ou o lápis ter de ser afiado.

De facto pode acontecer tudo isto. mas qual é a probabilidade real de perder o pensamento porque demorei a abrir o aplicativo ou ficar sem bateria no telemóvel?

Eu estou desde 2016 a implementar esta habito de voltar a escrever à mão. Que considero que em 2022 já esta mais do que implementado. Mas ainda assim precisa de uns pequenos ajustes. Digo isto para dizer que sim é possível conciliara tecnologia digital com a tecnologia analógica.

"O ato de escrever à mão obriga-nos a pensar no momento presente a um nível neurológico como mais nenhum mecanismo de captura de atenção. É no momento presente que nos começamos a conhecer. Joan Didion, famosa defensora de se escrever notas à mão, começou a fazer-lo com 5 anos. Acreditava que os blocos de notas eram um dos melhores antídotos para um mundo de distrações."

Carroll, R. (2018) in O Método Bullet Journal. Lua de Papel. Lisboa. P. 30

Acho que já todos entenderam o que quero dizer com a importância de escrever à mão. Bem como a teoria que o Ryder Carroll defende. E se me permitem a ousadia. Que eu também defendo. Não há como fugir. por muito que querias ser digital vai sempre haver alguma coisa que tem que ficar analógica. Nem que seja como um backup de segurança.

Se estão a pensar que eu escrevo tudo à mão e só depois é que passo para digital. Tenho uma boa e uma má notícia. Sim estão certos e sim estão errados. A verdadeira resposta é depende. Mas sim muitas coisas escrevo primeiro à mão e depois passo para computador.

Para mim não faz mal ter dois trabalhos porque o que escrevo à mão ao passar para o PC já estou a fazer a revisão do texto. No fundo é ver a balança equilibrada. Ou seja. O copo meio cheio ou meio vazio.

Mas então como é que fazes ou fizeste o teu bullet journal para este ano?

Alto e para o baile. Porque a música já parou.

Um aviso à navegação: o bullet journal é totalmente ajustável as necessidades de cada um. Como eu faço não quer dizer que vais fazer igual.

Posto isto. eu não tirei fotos porque quando montei o meu bullet journal para 2022 não me ocorreu a ideia de escrever uma publicação sobre o tema. Dai não ter um registo fotográfico deve-se ao facto de eu ter preenchido logo com informações pessoais. Eu sei que dá para tapar mas para mim não fica bem e prefiro fazer uma descrição simples e objectiva do que tenho no meu bujo (bullet journal).

Então cá vai os materiais que eu usei para fazer o dito bullet journal:

  • 1 caderno quadriculado;
  • 1 caneta de cor preta;
  • 1 caneta de cor roxo;
  • Calendário anual de 2022.

Além deste material tive também presente os meus compromissos já agendados para 2022. 

Eu comecei por reutilizar o meu caderno destinado para fazer o bullet journal de 2021. Como sobrava muitas folhas reutilizei. Ou seja dei continuidade ao caderno.

Então para 2022 fiz uma página a dizer o ano em números e em numeração romana. Na folha a seguir escrevi o calendário de 2022 já com os feriados assinalados. No verso do calendário usei 4 páginas destinadas ao registo futuro. No registo futuro eu faço um registo dos eventos agendados para o futuro. Ou seja para os meses que ainda vão chegar.

Depois do registo futuro. Dediquei uma página para a minha Wish List. Já na página a seguir esta o meu controlo de finanças para o ano. 

Para terminar foi o registo mensal de Janeiro numa página. Na outra página seguinte fiz o registo de finanças do mês de Janeiro. E depois começa o registo diário.

Uso um tema minimalista porque se for algo muito elaborado perco o foco além de que não faço nada de manutenção.

Para já esta a correr tudo bem. Isto porque se não estiver depois em Fevereiro faço os ajustes necessários. Na qual penso não ser necessário.

E voces? 

Fazem o vosso bullet journal? 

Já conheciam o método? 

Querem saber mais sobre o método?

Deixem as vossas considerações nos comentários para mais troca de ideias.

Comentários