dia mundial da saúde mental

“saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.” OMS


olá caríssimos. 

sejam muito bem-vindos ao blogue Margarida Pinto do Nascimento Dias

hoje a publicação vai ser séria. sincera. frontal. honesta. e espero / quero que seja de sensibilização.

então vamos lá!

em 2016. tive um surto psicótico. com alucinações visuais e auditivas. depois do surto a minha vida mudou. a vida dos que me rodeiam mudou. nada foi igual e nunca vai voltar a ser o que era. a mim e os que me rodeiam.

tudo começou com dores nas costas. depois deixei de dormir com as ditas dores nas costas. o stress também contribuiu bem como irritabilidade. pouco interesse. … a lista é infindável. 

foi e é uma experiência interessante de como uma pessoa que não esta bem mentalmente pode mudar. a sua vida e a dos que a rodeiam. 

eu era uma pessoa intensa e explosiva. hoje sou uma pessoa ponderada e em que a dúvida se o que vejo e ouço é real caminha lado a lado comigo.

tenho uma vida normal em que por vezes duvido do que vejo e ouço. mas essa dúvida só existe se eu não dormir bem. andar cansada. ansiosa. ou até stressada.

nunca mais tive um episódio que pudesse dizer que tive outro surto.

segundo a Organização Mundial de Saúde. saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

se te dói um dente tu vais ao dentista. 

se não estas a ver bem. vais ao oftalmologista.

se partes um barco vais ao ortopedista.

porque não vais a um psicólogo/psiquiatra quando tens um problema do foro psíquico / mente?

os loucos não são aqueles que pedem ajuda clinica. nem tão pouco os que anda a ser acompanhados.

mas os verdadeiros loucos são os que não pedem ajuda porque não querem ser loucos quando na realidade estão a ser.

é importante manter todo o nosso Ser saudável. e caso seja ir ao médico mais indicado para o nosso “problema”.

não sejam loucos! 

peçam ajuda!

Comentários