editorial 2021

hoje. dá-mos. oficialmente. as boas-vindas a 2021.



olá caríssimos! 

partilhei convosco que tinha atingido a perfeição. sem saber muito bem o que é isso da perfeição. juntamente convosco na publicação oficial de boas-vindas aqui ao blogue. partilhei ainda convosco. no final de 2020 a dinâmica do blogue para este ano de 2021.

posto isto. como eu tinha dito na publicação de boas-vindas. e tendo atingido já a perfeição. sem saber o que é isso da perfeição. volto a salientar. quero manter esse nível de estado emocional. ao longo do ano de 2021. isto porque: 

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
 (Tabacaria. Álvaro de Campos. heterónimo de Fernando Pessoa)

sendo este um dos meus sonhos. para 2021. neste momento da minha vida tenho uma enorme necessidade de começar a tirar os projetos do papel que está a encher a gaveta da secretária. 

verdade! sabem aquela cena linda e épica dos filmes? aquela em que alguém diz a protagonista: “vamos viajar” e a protagonista fica entusiasmada e começa a fazer as malas. mas quando chega a altura de fechar a mala. começa outro filme com ela a saltar para cima da mala para a tentar fechar?

esta cena podia estar muito bem a conhecer comigo com a minha gaveta de ideias e projectos. mas não dá para eu saltar para cima da gaveta a tentar fechar. eu mais pareço um pino do bowling a ir contra a gaveta mas ela não fecha…

então eu pus o meu tico e o meu teco a pensar. sendo o seguinte: eu tenho 27 anos. vou a caminho dos 28. está na altura certa de fazer algo por mim. eu sempre fui um pouco idiota. tinha sempre ideias para qualquer eventualidade. no entanto. em 2013. tive o meu primeiro bloquei criativo. e tudo mudou. veio a depressão acompanhado por um surto psicótico. …

só agora é que estou a recomeçar a ter imensas ideias. está. portanto. na altura de realizar alguma dessas ideias/projectos da gaveta e aprimorar outras que tal para verem a luz do dia. e colocar novas ideias na gaveta.

o ciclo e a renovação dessa gaveta tem de ser executado. tirar umas ideias. para colocar novas.
evidentemente que nem tudo é executado há ideias que eu olho para elas e penso: “tive mesmo esta ideia? que ser estranho és tu. Margarida.”.

pensando um pouco na situação. podem não ser tão descabidas de todo. o que hoje parece uma utopia. manhã pode ser um acto de génio e ser realizado. como por exemplo este blogue. à uns tempos atrás parecia algo de um filme cientifico. e onde estou agora? a realizar este projecto.

tudo pode acontecer. basta ter a esperança e acreditar que um dia vai acontecer. visualizar também é importante. colocar-se na situação em si e vivenciar. nem que seja só um sonho. porque esse. Além de comandar a vida. faz-nos sentir vivos. estando no topo da montanha. no nosso auge. no nosso sempre melhor.

também. considero que é importante ter noção das nossas capacidades e limites. ter noção de que ao tentar realizar os projectos/ideias/sonhos/… da gaveta. ou não. podemos vir a falhar. errar. não vamos acertar em tudo. muito menos logo à primeira. por isso. é que é importante ter noção de que somos humanos. que o errar faz parte do nosso crescimento pessoal e/ou profissional. faz parte. são as dores de crescimento que são fundamentais para evoluir e crescer.

é tudo isto que quero propor para este ano. tirar do papel/gaveta. e não ter medo de falhar.
por esse motivo. o meu lema para 2021 é “arisca. Margarida!”.

e o teu lema? qual é? o que esperas de 2021?

Comentários